Reflexões


Posicionamento Pr. Vandir Allas


"A advertência de Jesus que “Aquele que repudiar sua mulher..." a expõe a tornar-se adúltera, e aquele que casar com a repudiada comete adultério” (Mt 5:31,32; cf. 19:9) também parece ecoar o ensino sobre casamento em Levítico 21 e 1 Timóteo 3, e sugere que fidelidade conjugal para líderes espirituais exclui a possibilidade de divórcio e recasamento."

Comentários:
1) Em Dt. 24 Deus estabeleceu e normatizou o divórcio e novo casamento, sem que os envolvidos deixassem a comunhão do povo de Deus. Ali aparece a palavra "shalach" (deixar, repudiar) e a palavra "kerytulth" (divorciar, anular o casamento);

2) Em Mt.5 Jesus condena união com a repudiada (do grego "apolion"), sem carta de divórcio, mas não fala da divorciada (do grego "apostasion");

3) 1Tim3 Paulo não fala de divorciados e recasados. Certamente, alguns crentes vindos do paganismo eram polígamos e não podiam desfazer-se do compromisso social (famílias constituídas). Isto não é raro entre indígenas. Mas aos pastores diz Paulo que convém (ele não diz que é obrigado!) ser marido de uma só mulher;

4) Lv 21 proíbe sacerdote se casar com divorciada. Mas fala também, vs.16,21, que o sacerdote não poderia ter defeito físico. Ora, se Lv 21 vale para pastor não ser divorciado e recasado, também impede que deficiente físico seja pastor.

Concluo que nada há nos textos citados no parágrafo acima que proíba um pastor ser divorciado e recasado.

E.T.1 - Sou casado uma única vez, vivo um casamento bem resolvido há 41 anos.

Receba o meu carinho,
pr. Vandir Allas, opbb-sp 1900 - sjcampos sp







CONSELHOS PARA OS SOLTEIROS


Conselho é para ser dado. Aceita quem quiser. Alistamos abaixo alguns conselhos aos solteiros.


- Seja um solteiro felizTenho visto que muitos associam felicidade a uma condição civil. “Para eu ser feliz, tenho que me casar”, pensam muitos solteiros por aí. Sem dúvida, um casamento harmonioso proporciona muita felicidade, mas associar felicidade a um casamento pode ser muito perigoso. Só é feliz no casamento quem é feliz enquanto solteiro.


- Cultive amizades sadiasUma das maneiras para estarmos de bem com a vida é procurar cultivar amizades sadias. Por isso, faça amigos em sua igreja, no seu trabalho e na sua comunidade. Amizades sadias nos enriquecem como pessoas. Saia com os amigos para comerem uma pizza, ver um bom filme, uma boa peça de teatro, uma viagem de final-de-semana.


- Mantenha-se puro sexualmenteA sociedade em que estamos vivendo procura transmitir uma mensagem que o importante é o prazer, independentemente de um compromisso conjugal. Não caia nessa cilada! Deus deseja que você seja puro sexualmente. Por isso, cuidado com as pessoas que tentam influenciar você nesse sentido. - Envolva-se na obra de DeusExistem trabalhos no Reino de Deus que só um solteiro ou uma solteira pode fazer. Aproveite esse privilégio que Deus concede aos solteiros. Procure na sua igreja algum desafio que você possa assumir. Com certeza no seu bairro ou na sua cidade existem instituições que estão precisando de voluntários. Considere essa possibilidade.


- Louve a Deus por ser solteiroUma das grandes bênçãos é cultivar em nossa vida a gratidão, o louvor. Louve a Deus pelo seu estado civil. Ao invés de ficar reclamando e dizendo para si mesmo frases do tipo “Oh céus, ninguém me ama, ninguém me quer!”, louve a Deus por ser solteiro. Tem muito solteiro, que na base do desespero, está arruinando a sua vida. Nem todos os solteiros vão se casar. Então louve a Deus!


- Não deixe que coloquem rótulos em vocêDentro de nossas próprias igrejas existe uma porção de gente que tenta colocar rótulos do tipo “encalhado”, “só”, “solteirão / solteirona”, “ficar para titio”. Não tome para si esses rótulos. Jesus, Paulo, Marta, Maria e Lázaro, só para citar exemplos do Novo Testamento, foram solteiros e nenhum lugar da Bíblia encontramos referências de que eles foram conhecidos dessa maneira.


Fonte:http://www.clickfamilia.org.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=1128&sid=14








Humor
No banquinho da praça 


Um irmãozinho estava sentado no banco da praça lendo a bíblia, e dá-lhe "Aleluia!" e " Glória à Deus!".


Um homem sentado ao seu lado incomodou-se e resolveu perguntar o que o outro estava lendo e qual o motivo de tanto alvoroço.


Nosso irmãozinho respondeu:


- É que Deus é MARAVILHOSO... imagine que Ele fez o mar se abrir, e Moisés passou com seu povo fugindo do exército de Faraó!!


O outro, com cara de deboche, responde:


- Acontece que não foi Deus quem fez isso. Foi um fenômeno em que o mar fica com 2 centímetros de água. Assim, qualquer um passaria, com ou sem Deus.


O irmãozinho pára... pensa... e pergunta:


- E fica muito tempo assim, seco com 2 centímetros de água apenas?


- Muito, muito tempo! - responde o outro


- Glória à Deus!!! Aleluia!!!, recomeça o irmão.


- O que foi agora?


Nosso irmãozinho responde:


- Glória à Deus que fez TODO o EXÉRCITO de FARAÓ morrer AFOGADO em apenas 2 centímetros de água!!! 





 


O carnaval e seus significados

Vem aí o carnaval. O próprio nome já diz o que significa este evento: é a festa da carne. Cheia de significados vergonhosos. Vamos analisar o seu sentido:Carnaval quer dizer: “carne vai”. É a liberação da carne, para fazer o que bem entende. As máscaras, surgiram no século XVII na Itália quando eram usadas para esconder o rosto da pessoa e assim, durante este período, senhores tinham relações sexuais com escravos e ninguém sabia exatamente quem era quem, pois as máscaras tapavam os rostos.O “Rei Mômo” recebe as chaves das mãos do prefeito e durante estes dias, ele comanda a cidade. Isso é simbólico, mas pense bem no seu significado: o “Rei Mômo”, geralmente a pessoa mais gorda da cidade, encarna o desejo da carne, que quer dizer que, naqueles dias, o que comanda é a vontade própria, o que vai no coração de cada um. 

“Tomar as chaves da cidade” é, simbolicamente, dizer quem é a autoridade maior na cidade. Tudo isso sem falar nas letras das músicas, nas roupas sensuais e nas atitudes de libertinagem dos participantes.Como crentes, devemos mais do que nunca nesse período refletir sobre a importância de sermos um referencial neste mundo. Ainda que o pecado (seja o da gula, do sexo, do que se faz escondido) seja algo prazeroso humanamente falando, sempre haverá as conseqüências das nossas atitudes e, diante do Pai, o constrangimento de um filho será grande também.Muitos acham que isso não passa de uma brincadeira, que o crente pode “pular o carnaval” sem o sexo ou qualquer outra orgia. Entretanto, cabe perguntar: Jesus estaria numa festa assim? Creio que não. Uma pessoa que passava noites orando, aproveitaria este tempo para desenvolver mais comunhão com o seu Pai. Além disso, o apóstolo Paulo fala: “Não vos conformeis com este mundo” (Romanos 12.2). A pessoa que participa deste momento, está, sim, se conformando com o mundo ao invés de reprovar as coisas do mundo. 


Finalizo com o texto de Efésios 5.6-12 diz: “Não deixem que ninguém engane vocês com conversas tolas, pois é por causa dessas coisas que o castigo de Deus cairá sobre os que não obedecem a ele. Portanto, não tenham nada a ver com esse tipo de gente. Antigamente vocês mesmos viviam na escuridão; mas, agora que pertencem ao Senhor, vocês estão na luz. Por isso vivam como pessoas que pertencem à luz, pois a luz produz uma grande colheita de todo tipo de bondade, honestidade e verdade. Procurem descobrir quais são as coisas que agradam o Senhor. Não participem das coisas sem valor que os outros fazem, coisas que pertencem à escuridão. Pelo contrário, tragam todas essas coisas para a luz. Pois é vergonhoso até falar sobre o que essas pessoas fazem em segredo”. 


Autor: pr Rawderson Rangel - rawrangel3@hotmail.com 




 



Sexualidade
VIRGINDADE – AINDA TEM VALOR PARA Deus?

Por: Ellen Murta da Cunha Santos



Antes de começarmos a falar sobre a virgindade, quero que conheçam a história desses dois jovens.


Jussara acha que sua vida acabou. Jovem de 22 anos, cursando o primeiro ano da universidade, membro de uma igreja batista, ela acaba de perder sua virgindade. Cheia de remorso, ela pensa em como vai encarar seus pais, seu pastor, a equipe de louvor da qual faz parte... Ela nem mesmo se considera digna de orar. Pensamentos de morte passam por sua mente.


Tiago vive um problema bem diferente. Ele é igualmente membro de uma igreja batista, tendo sido educado desde cedo na Palavra. Mas, no momento, ele se sente oprimido, rejeitado e perseguido. A razão? Aos 17 anos, Tiago é o único virgem de seu grupo de amigos. Cansado de ser ridicularizado e de se perguntar o que há de errado com ele, Tiago planeja muito em breve mudar essa situação.


Os personagens e narrativas acima são fictícios. Mas o dilema que muitos jovens cristãos vivem acerca do tema virgindade é bastante real. Como pode haver posturas tão radicalmente opostas à mesma questão? Onde está a verdade? O que a Palavra de Deus aconselha ao jovem cristão?


Para esclarecer tantas dúvidas, vamos primeiro compreender alguns conceitos, entre eles o dá aliança, é isso mesmo aquela aliança que seus pais usam que muito não entendem seu real valor e que na bíblia nos mostra o seu grande significado.


A aliança é a decisão de que vou amar outra pessoa para o resto da vida. Ela não pode ser desfeita. Nada, além da morte, pode quebrar uma aliança, por isso o símbolo desse pacto é um anel de ouro, onde nele não existe começo, nem fim.Deus fez uma aliança com o seu povo, de que Ele nunca nos deixará e Ele nunca nos abandonará (Hb 13:5). Ela é inquebrábel.


Pena que nos dias de hoje, a aliança tem perdido seu valor, ela tem se tornado “frágil”, com tantos divórcios e separações ela esta ficando cada vez mais extinta. Em 1Pedro 1:19 podemos fazer uma ponte entre a aliança e a virgindade, onde Deus faz uma exortação á santidade e compara o precioso sangue de Cristo,como de um cordeiro sem mancha e sem defeito. Naquela época sempre que alguém fazia uma aliança com Deus,havia um derramamento de sangue, um animal era morto e ele deveria ser o mais bonito e perfeito para ser oferecido á Deus.


A aliança que Deus estabeleceu conosco teve que ter o sacrifício e o derramamento do sangue de Jesus na cruz. É através disso que temos a certeza do amor e fidelidade de Deus, pois Ele deu Seu único filho para morrer por nós.


Quando o rapaz e a moça se guardam sexualmente até a primeira noite de núpcias e têm a sua primeira relação sexual, geralmente ocorre um sangramento devido à ruptura do hímem. Nesse momento é estabelecida uma aliança entre esse homem e essa mulher que não é simbólica, ela é real. E até este dia chegar às mulheres, antigamente e muitas de hoje, sonhavam em entrar na igreja com véu e um maravilhoso vestido branco, que é o símbolo da pureza, e que lá na frente do altar um lindo homem a espera para enfim lhe entregar a aliança. E enquanto aos homens, os que lhes eram ensinados nem sempre vinham da bíblia. Por exemplo, no passado havia um padrão para o homem e outro para mulher. Ao homem tudo era permitido, enquanto a mulher tinha que se guardar. A mulher que perdesse sua virgindade era discriminada, enquanto o menino tinha que provar sua masculinidade, muitas vezes com o uso de prostitutas.


Com a revolução sexual, a desigualdade acabou – mas isso não significa que foi o melhor. Ao invés de os homens seguirem o padrão de pureza das mulheres, foram elas que adotaram a libertinagem masculina. Hoje, é o rapaz ou a moça virgem que se sentem discriminados. Tanto num caso como em outro, o jovem cristão se encontra numa encruzilhada. Vimos pensar na importância da aliança. Saber o que Deus tem a dizer quanto ao assunto...


O padrão de Deus: pureza para homens e mulheresA vontade de Deus é que vocês sejam santificados: abstenham-se da imoralidade sexual. "Cada um saiba controlar o seu próprio corpo de maneira santa e honrosa, não dominado pela paixão de desejos desenfreados, como os pagãos que desconhecem a Deus. Neste assunto, ninguém prejudique seu irmão nem dele se aproveite. O Senhor castigará todas essas práticas, como já lhes dissemos e asseguramos. Porque Deus não nos chamou para a impureza, mas para a santidade. Portanto, aquele que rejeita estas coisas não está rejeitando o homem, mas a Deus, que lhes dá o seu Espírito Santo" (1 Tessalonicenses 4.3-8).


Deus tem uma proposta para nossa vida sexual: a pureza.Em nosso mundo pós-revolução sexual, conceitos como pureza, castidade e virgindade passaram a ser vistos com maus olhos. Passaram a ser associados a pessoas santarronas, emocionalmente desequilibradas, ou no mínimo hipócritas. Nossa sociedade criou uma verdadeira “indústria do sexo”, e os jovens, os adolescentes – e até mesmo as crianças – são pressionados a iniciar uma vida sexual cada vez mais precoce. A sociedade de hoje entende que o corpo é propriedade privada de cada um – “o corpo é meu e eu faço com ele o que eu quiser!” A Palavra de Deus, no entanto, mostra um caminho diferente. A vida sexual não é um assunto privado, do qual você não precisa dar conta. Existe um Deus a quem você tem que responder, e princípios determinados por ele para você seguir.Entre esses princípios está a pureza – tanto para homens como para mulheres. Deus não é parcial, nem criou um princípio para um e outro pra outro. Ao contrário do que a sociedade costumava apregoar décadas atrás, não existem “dois pesos e duas medidas”. Pureza e santidade devem ser tratados seriamente tanto pelos jovens quanto pelas jovens.


Não seja uma “vaquinha de presépio”"Portanto, uma vez que Cristo sofreu corporalmente, armem-se também do mesmo pensamento, pois aquele que sofreu em seu corpo rompeu com o pecado, para que, no tempo que lhes resta, não viva mais para satisfazer os maus desejos humanos, mas sim para fazer a vontade de Deus. No passado vocês já gastaram tempo suficiente fazendo o que agrada aos pagãos. Naquele tempo vocês viviam em libertinagem, na sensualidade, nas bebedeiras, orgias e farras, e na idolatria repugnante. Eles acham estranho que vocês não se lancem com eles na mesma torrente de imoralidade, e por isso os insultam. Contudo, eles terão que prestar contas àquele que está pronto para julgar os vivos e os mortos" (1 Pedro 4.1-5).


Se em outros tempos havia uma forte pressão social para manter a virgindade – especialmente entre as mulheres – hoje a pressão social é justamente para perdê-la. Nas escolas, faculdades, rodas de amigos, a sociedade discrimina – às vezes de maneira cruel – aqueles que nunca tiveram uma experiência sexual.Desde os tempos bíblicos, aqueles que não têm uma experiência com Cristo não entendem o comportamento dos cristãos. Acha nosso comportamento estranho, uma verdadeira loucura. E não apenas quando o assunto é a sexualidade. Essa tensão também se manifesta no momento em que o cristão é honesto quando poderia facilmente corromper-se; quando perdoa alguém que lhe fez grande mal; quando confia em Deus para se ver livre de um problema, ao invés de agir desonestamente.
Este conflito sempre vai existir para um cristão num mundo não-cristão. Se você vive sem estes conflitos, é hora de avaliar se você não está se conformando aos padrões e valores do mundo. Deus nos chama a um compromisso radical com ele, que nos leva a sermos mal-vistos, humilhados e perseguidos. Mas existe recompensa. Leia Mateus 5.10-12.


Uma palavra para os namorados (as)...Para facilitar o entendimento de vocês acerca do que é um relacionamento segundo a vontade de Deus é preciso criar e modificar certos hábitos no namoro. O autor Jim Burns, em seu livro “O Prazer da Espera” nos dá seis orientações para ajudar a superar a tentação sexual no namoro:


Converse sobre o assunto com sua namora (o) Um bom relacionamento implica em manter uma comunicação aberta e franca.


Estabeleça padrõesAntes de ser levado pelo calor das emoções, estabeleça padrões de comportamento que sejam corretos para ambos, assim será mais difícil “avançar o sinal”.
Planejem encontros divertidos e agradáveisPodemos ver em Mateus 4 que Jesus foi tentado.Ele fora levado pelo Espírito ao deserto, e ali ficou solitário durante quarenta dias.Isso nos lembra que a tentação se torna mais suscetível quando estamos sós, podemos até estarmos na multidão, mas nosso coração e nossa mente deve estar sempre voltados á Deus.
Para fugir da tentação a melhor coisa a fazer então, é planejar encontros com outros casais.
Orem juntos “Vigiar e orai, para que não entreis em tentação, o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca.”( Mt 26:41).


A oração é a principal ponte que estabelecemos com Deus, então ao orar juntos ambos estarão mais perto de Deus e para mais perto um do outro, e assim estabelecerão prioridades adequadas para o seu relacionamento.
Parem Se o seu relacionamento está se tornando ruim, não tema em romper, pois existe a possibilidade de vocês voltarem mais tarde, quando ambos já estiverem mais maduros.
Permitam que Deus participe do seu namoroSe você, como cristão, permitir que Deus desempenhe um papel ativo em sua vida amorosa, conseguirá escapar mais facilmente da tentação.


Se você possuí um relacionamento íntimo e crescente com Deus, certamente ele quer estar presente em sua vida amorosa também e conduzir vocês para um caminho santo e vitorioso, para que lá na frente vocês vejam a glória Dele, mas para isso é preciso que haja renúncia e mudança de vida a começar agora.Que possamos desejar estabelecer um relacionamento baseado na aliança de Deus.“Errei. E agora?”"Vocês não sabem que os perversos não herdarão o Reino de Deus? Não se deixem enganar: nem imorais, nem idólatras, nem adúlteros, nem homossexuais passivos ou ativos, nem ladrões, nem avarentos, nem alcoólatras, nem caluniadores, nem trapaceiros herdarão o Reino de Deus. Assim foram alguns de vocês. Mas vocês foram lavados, foram santificados, foram justificados no nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito de nosso Deus" (1 Coríntios 6.9-11).


Este texto traz várias implicações importantes. A primeira delas é que a impureza sexual é, sim, pecado. Paulo nos relembra que imoralidade, adultério, homossexualismo e outros tipos de impureza sexual são pecado e, portanto, ofendem a Deus.Em segundo lugar, somos advertidos de que estes não são os únicos pecados que existem, nem as únicas coisas que ofendem a Deus. A avareza (“pão-durismo”), calúnia (fofoca), desonestidade, idolatria, produzem a ira de Deus na mesma proporção que os pecados sexuais – não existe uma hierarquia de pecados. Existem nas igrejas rapazes e moças virgens que estão “crentes que estão abafando”, mas são invejosos, presunçosos, indiferentes ao sofrimento alheio – e que precisam se arrepender.Em minha visão, no entanto, a mensagem mais bonita deste texto está em seu final. Após apresentar essa lista horrorosa de pecados, Paulo declara que os cristãos de Corinto haviam praticado todos eles! “Assim foram alguns de vocês”. Repare o tempo verbal: “foram”. Alguns daqueles irmãos viveram na prática de terríveis pecados – mas isso agora era parte de seu passado! No presente, a identidade deles era de pessoas “lavadas, santificadas e justificadas” em Jesus e no Espírito Santo.


Querido jovem, amada jovem, conscientize-se de que Deus deseja produzir em seu caráter uma série de atitudes – pureza, honestidade, inocência, sinceridade. Características que o dicionário associa à palavra “virgem”. Deus não deseja que você peque em nenhuma área. No entanto, se você pecou, não esqueça que o sangue de Jesus lhe purifica de todo o pecado – sem exceção! Aos olhos do Pai, todo aquele que se achega em arrependimento e fé é puro, casto, intacto – em suma, “virgem”. Esta é a virgindade que importa para Deus.


(Fonte:http://www.clickfamilia.org.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=1431&sid=15 )



 



TODOS CONTRA A PEDOFILIA 

Por: Pr. Gilson Bifano


Há algum tempo li na revista Veja que o presidente Lula ao ver as fotos e filmes de pedófilos abusando de crianças ficou tão indignado que esmurrou a parede. Essas imagens foram mostradas pelo senador Magno Malta (PR-ES), relator da CPI da Pedofilia.Recentemente participei de um debate na Rádio El-Shaddai, no Rio de Janeiro, onde também o senador Magno Malta fazia parte da mesa debatedora. Por onde anda, o senador tem à mão o seu notebook e nele estão arquivadas as fotos e filmes. Fotos e filmes que foram extraídos de site de pedofilia na rede mundial de computadores. Magno Malta não hesita em mostrar as imagens. O que vi é de estarrecer e causar uma profunda indignação. Uma coisa é ler e saber que crianças são usadas e abusadas sexualmente. Outra é ver, com os próprios olhos o horror das cenas e atrocidades que as crianças, de meses às vezes, são submetidas. Existem dezenas de fotos e filmes, mas confesso que só tive condições de ver dois ou três deles. Não há quem chore e se sensibilize com as cenas.O objetivo do senador Malta é justamente esse: sensibilizar e conclamar a sociedade a enfrentar com coragem essa chaga que existe em nosso país e no mundo. O primeiro sentimento que domina nosso coração é a indignação, a raiva e a ira santa. Um dia se alguém, ao ver aquelas cenas, não se indignar ou se irar, algo de errado está havendo. Creio que essa é a idéia da ira santa. O mesmo tipo de ira descrita por Paulo (Rm 1.18).Mas se ficarmos somente indignados não adiantará muita coisa. É preciso agir. Na palavra “indignação” também está contida a palavra “ação”. Como podemos agir na campanha “Todos contra a pedofilia”?


Sugiro algumas ações:Se informeProcure ler artigos, conheça dados estatísticos, mantenha-se informado. Esse é um mal que, infelizmente, temos que nos informa e estar ciente que existe, que é real.


Acesse o site http://www.safernet.org.br e saiba mais sobre o tema. 


O site do senador também contém ótimas informaçõeshttp://www.magnomalta.com.br


Pregue, fale, escrevaSe você é pastor, pregue sobre o tema “imoralidade sexual”. Esse é um lado escuro da vida em família. O apóstolo Paulo exortou os crentes da sua época a não se envolverem com a imoralidade sexual. Pregue sobre a ira de Deus em relação a esse e a outros pecados sexuais.Dê apoioCom certeza, a partir da pregação e ensino, pessoas se sentirão encorajadas a se abrirem e compartilharem suas dores. Esteja pronto para ser usado por Deus para ajudar crianças, adolescentes, mulheres que enfrentam essas realidades.Coopere com o Poder PúblicoColoque-se a disposição das autoridades, do Ministério Público, do Conselho Tutelar de sua cidade. Como igreja precisamos nos engajar nessas ações.DenuncieO pedófilo precisa sentir-se ameaçado. O abusador precisa saber que leis existem e que serão condenados. A Polícia Federal criou o Disque 100 para denúncias da pornografia infantil na internet.


Ajude as famílias. Capacite pais e mães sobre a prevenção ao abuso sexual e da pornografia infantil. Pais e mães precisam ser ensinados como conversarem com seus filhos sobre o tema, como acompanhar seus filhos nos acessos a site que podem levar a exploração sexual, como conhecer os sinais de que uma criança está sendo abusada.Esse é um dos campos do ministério com famílias. É para esse tempo que Deus quer levantar pastores e igrejas que ministrem às famílias com relevância, tenacidade e biblicidade.




(Fonte: http://www.clickfamilia.org.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=1781&sid=8
 )