segunda-feira, 26 de março de 2012

Livro de Provérbios - Introdução

No último domingo (25), na Escola Bíblica Dominical (EBD), iniciamos o estudo do livro de Provérbios que, – na maior parte, foi escrito por Salomão, filho de Davi e terceiro rei de Israel. De acordo com a explicação do Manual Bíblico (de H.H. Haley), Provérbios é um livro destinado em primeiro lugar aos jovens e que trata de assuntos como sabedoria, retidão, temor a Deus, entendimento, moralidade, castidade, diligência, domínio próprio, entre outros.

O Manual de H. Haley explica que Provérbios são ditados de sabedoria sobre questões práticas da vida, especialmente com ênfase na retidão e no temor de Deus. O livro está localizado no Antigo Testamento, após Salmos e antes de Eclesiastes, e, apesar de ter sido escrito em boa parte por Salomão, Provérbios também tem como autores Agur, a quem é atribuído o capítulo 30, e o rei Lemuel (capítulo 31: 1-9).

Durante o encontro na EBD, foi realizada uma introdução sobre o uso dos provérbios, e aprendemos que ao escolher o caminho de Deus, recebemos Dele sabedoria. Vejam o que está escrito em Provérbios 1:7

O temor do Senhor é o principio da sabedoria, os tolos desprezam a sabedoria e a instrução”.

Isso significa que, ao escolher o caminho do Senhor, ao seguir Seus mandamentos contidos na Bíblica, recebemos também um manual de instruções sobre como viver corretamente, como ter relacionamentos apropriados e como tomar decisões adequadas. Viver com sabedoria é um exercício diário, que precisa de disciplina e humildade para que possamos, através das nossas experiências de vida, dar o nosso testemunho e contribuir para que outras pessoas tenham suas vidas edificadas.

O estudo desta EBD nos leva a refletir sobre de que forma temos nos comportado diante dos nossos pares. Será que a forma como falamos aos demais mostra que agimos como sábios ou como tolos? Na leitura de Tiago 3: 3-10, aprendemos como podemos nos portar como pessoas sábias e sobre a importância de medir as palavras antes de falar.

Nos versículos 9 e 10 está escrito que com a “língua, bendizemos ao Senhor e Pai; também, com ela, amaldiçoamos os homens, feitos a semelhança de Deus. De uma só boca procede benção e maldição”, não sendo conveniente que estas coisas sejam assim.

Conforme está escrito em Tiago 3:17, a sabedoria é pura, pacifica, indulgente, tratável, plena de misericórdia e de bons frutos, imparcial e sem fingimento. Ao contrário, a tolice gera “confusão e toda espécie de coisas ruins” . (Tiago 3:16)

A tolice leva à discussão, à fofoca, à discórdia. Já as palavras cuidadosas, convincentes, sabias e gentis são a semente da paz. Reflita durante esta semana como você tem se comportado: com sabedoria ou com tolices? No próximo domingo, o estudo será sobre os capítulos 1 ao 7 do livro de Provérbios. Não deixe de ler!

Um comentário:

A ARTESÃ disse...

Realmente , foiuma introdução edificante.Já comecei a fazer minha tarefa .